Carrinho 0

CABO VERDE

COLLECTION

cabo-verde.JPG

Cabo Verde é unidade e diversidade. É o sítio do meio do oceano atlântico, dos continentes, das civilizações.

É diversidade geográfica, das cores, onde o azul do mar e do céu contrastam com o castanho da terra e dos montes, assim como dos vales verdejantes. Lá se encontra também a famosa passarinha de pena azul e bico vermelho: o belo Halcyon Leucocephala, um guarda-rios que vive sem rios.

Cabo Verde foi o centro do mundo moderno. Sítio onde Portugal e Espanha descobriram os segredos dos mares do Sul, à espreita das Américas, e que permitiu a divisão do mundo em dois: o famoso Tratado de Tordesilhas, em 1494.

É o local onde o imperador maliano Mansa Kanku Musa, o homem mais rico do mundo, no século XIV, passou com as suas centenas de embarcações para as Américas, antes de Colombo, com a ajuda do L’Harmattan (ventos alísios).

Cabo Verde proporciona descobertas, sossego, cores, energia, beleza, criatividade, música, sabores, paz, permitindo ao viajante ter a sensação que está a passos do mais velho continente (África), das Américas e se olhar mais para cima consegue ver a Europa. Em Cabo Verde descobrem-se segredos que a olho nu não se vêem.

Nardi de Sousa
Sociólogo

© fotos: Cristiano Barbosa Photography (www.facebook.com/crisbarbosaphotography)

Iyomi Ashira - a designer

Katya+Modesto

Iyomi Ashira é pseudónimo de Katya Modesto, cabo-verdiana, natural da Ilha de Santiago. O pseudónimo é uma mistura de duas personagens que me marcaram muito na adolescência. Iyomi, personagem do livro “Filhas da Lua”, onde ela lia a mente das pessoas, tentava entende-las antes de fazer qualquer juízo. Ashira vem de Ashira Olatunde, artista nigeriana, pioneira na execução das máscaras africanas.

Apesar de aos 17 anos ter feito um teste vocacional, o qual, mostrou a minha vocação pelas artes, preferi aventurar-me pelo mundo científico. Estudei 3 anos de Engenharia Civil na FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus da Caparica, Portugal. Detestei e acabei por desistir do curso e voltar para Cabo Verde.

Trabalhei um ano numa empresa de Design e descobri um novo mundo. Ganhei uma enorme motivação por esta área e quanto mais pesquisava e sabia, mais queria fazer parte desse mundo.

Hoje sou licenciada em Design, no Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA), no Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde.

Na faculdade e já fora dela, integrei-me bastante com as atividades escolares, associações, comissões, formações e fui vencedora do concurso RENDA – Rede Nacional de Distribuição de Artesanato, patrocinado pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde em 2014.

https://www.pinterest.pt/kmodestoh/iyomi-ashira-draw | https://www.instagram.com/iyomi_ashira/